Queimadura solar: primeiros socorros e cuidados essencias

Se você tiver queimaduras solares, você experimentará os sinais e sintomas de queimaduras solares dentro de horas de tomar sol. A pele afetada será dolorosa, vermelha e inchada. Em alguns casos, pode formar bolhas. Você também pode ter dor de cabeça, febre e náuseas.

Se você tiver uma queimadura solar

  • Tire um banho fresco ou duche, o que pode ser calmante. Ou, aplique um pano limpo umedecido com água fria da torneira na pele afetada.
  • Aplicar hidratante. Uma loção ou gel de aloe vera pode ser calmante.
  • Não quebre pequenas bolhas (não maiores do que sua unha pequena). Se as bolhas se rompem, limpe suavemente a área com sabão neutro e água, aplique uma pomada antibiótica e cubra a ferida com uma cura de gaze antiaderente.

Consulte o seu médico se desenvolver bolhas grandes. Grandes bolhas são melhor removidas, pois raramente permanecem sozinhas. Procure ajuda médica se detectar complicações imediatas, como dor, dor de cabeça, confusão, náusea ou calafrios.

Se você pretende entrar no sol

Para evitar queimaduras solares, use protetor solar com um SPF de 15 ou mais e proteção de banda larga contra os raios UVA e UVB. A American Academy of Dermatology recomenda o uso de um protetor solar de amplo espectro com um SPF de 30 ou superior. Aplique-o a cada duas horas ou mais frequentemente durante a natação ou a transpiração. Mantenha-se à sombra, use roupas que cobrem seus braços e pernas e use um chapéu.

Como parar de fumar e eliminar este hábito da sua vida

Se uma das suas resoluções de Ano Novo é parar de fumar, há várias maneiras de melhorar suas chances de sucesso, diz um especialista em tratamento de tabaco.

Pergunte a si mesmo por que você quer parar; Remova produtos de tabaco de sua casa e carro; e definir um prazo e cumpri-lo, Dr. Michael Steinberg. Ele é diretor do Programa de Dependência de Tabaco na Universidade Rutgers, em Nova Jersey.

Procure ajuda, ele sugeriu. Há muitos recursos, e você não precisa enfrentar esse desafio sozinho, disse Steinberg.

Siga um estilo de vida saudável, incluindo alimentos adequados, exercícios regulares e sono adequado. Desenvolva novas habilidades de enfrentamento. Muitas pessoas usam cigarros para lidar com o estresse, por isso é importante encontrar métodos alternativos, explicou.

Faça uma lista de seus gatilhos e pistas de fumo e tente evitá-los. Tome medidas para evitar situações difíceis, disse Steinberg.

Também é uma boa idéia reduzir a ingestão de cafeína, o que pode fazer você se sentir nervoso ou ansioso.

Não tente desistir da Turquia fria, porque isso reduz suas chances de sucesso, aconselhou Steinberg.

Você pode aumentar significativamente sua probabilidade de retirada se você tomar medicamentos para suprimir o vício em nicotina, obter aconselhamento sobre mudanças comportamentais e obter um bom apoio social.

O último conselho de Steinberg nunca deve desistir.

Quase sete de cada 10 fumantes adultos dizem que querem parar completamente, de acordo com as últimas estatísticas dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Mais informações

A Sociedade Americana do Câncer oferece um Guia de Cessação de Fumantes .

FONTE: Rutgers University, Press Release, 20 de dezembro de 2017